segunda-feira, 28 de junho de 2010

" Salve Jorge"

Salto São Jorge - Ponta Grossa/PR


O Salto São Jorge é um lugar lindo! Trata-se de um rio que corre inicial
mente sobre lajeados de arenitos, formando várias piscinas naturais em seu trajeto, despencando-se numa cachoeira de 20m, percorrendo após a queda o interior de um pequeno canyon controlado por falha de direção NW-SE, paralela ao eixo do Arco de Ponta Grossa. Nos topos aparece vegetação de campo, típica da região dos Campos Gerais. No vale do rio ao longo do canyon e em capões aparece a mata com araucária, compondo vegetação heterogênea. Em abrigos nas lapas de arenito existem pinturas rupestres de povos indígenas pré-históricos. Existem vários mirantes, que nos permite desfrutar de lindos pôr do sol; também há diversas trilhas entre a mata e pequenas cavernas.



Mas o melhor de tudo é que tem MUITA ESCALADA. A rocha predominante é o Arenito Furnas (Siluriano- Devoniano) que predispõe vias para todos os gostos (botes, tetos, regletes, atléticas...esportivas e artificiais). São mais de 40 vias divididas em 8 setores: Setor do Poço, Setor Paleolítico Superior e Inferior, Setor Dali pra cima, Setor Mesa de Pedra, Setor Valéria, Setor Jornada nas estrelas, Setor Zé do Caixão e Setor Sambiquira.

Via Dali pra Cima

Foi neste local que a escalada começou em Ponta Grossa, quando bateram o primeiro grampo na via Paleolítico Superior em 1993. Esta via é um 7ºb, que exige força e ousadia, já que acaba num teto suspenso. Não deixe de escalar!


No teto da Paleolítico Superior

E falando em teto, se você gosta, entre também na Voyage, um 8ªa que tem um bote no meio e termina num teto exigente. Mas se curte micro agarras e escalada técnica, prove a Castilha sem mancha, a Pega Formiga, a Style, e a ardida Malaquias. Gosta dos dois estilos? que tal a Sr. Wilson, sai em tetos e entra em regletes? Quer algo mais fácil, mas adrenante? então escale a Dali pra cima, localizada ao lado da cachoeira, com boas agarras, longa e linda. Nesta mesma parede há várias artificiais, caso seja sua preferência. Prefere fendas? Então se divirta na Valéria, Fissura da Jararaca e Jornada nas Estrelas. Sei lá, seja qual for sua preferência, o São Jorge tem. São escaladas divertidas com certeza. E quando suar, cansar, que tal um banho de cachoeira e um lindo pôr do sol?


Nos cristais da Castilha sem Mancha

Logo estaremos lançando o "Guia de Escalada de Ponta Grossa", ele vai trazer todas as informações necessárias para uma escalada divertida e segura, apresentando os croquis das vias com fotos, graduações, equipamentos necessários e informações sobre acesso, onde comer, dormir, onde tem água, etc. Será vendido aqui mesmo, no blog. Aguarde!


Via Valéria

Para quem é da “área”, também há exposição do Complexo Granítico Cunhaporanga (Neoproterozóico), e da Formação Iapó (Ordoviciano-Siluriano), transformando o Salto numa aula de geologia a céu aberto. Se quiser saber mais sobre a geologia do local acesse: http://vsites.unb.br/ig/sigep/sitio047/sitio047.pdf



Ah! E se você curte história, visite a Capela Santa Bárbara, bem próxima ao Salto (1,5 km), construída no século XVIII pelos jesuítas. Neste local também existiu uma casa de moradia para os tropeiros que por aqui passavam, e funcionou um Cartório Distrital, que deu inicio a história de Ponta Grossa. Em 1997, o Salto São Jorge foi instituído parque municipal de Ponta Grossa pela Lei Municipal nº 4.832. Está também incluída no recente Parque Nacional dos Campos Gerais (2006).



No São Jorge há uma rústica infra-estrutura, com bar que vende lanches e bebidas, banheiros com chuveiro, área para camping. A entrada custa R$ 6,00 e pernoite R$ 13,00. Nos finais de semana de verão o local é muito freqüentado por “farofas”, que gostam muito de som alto, além de churrasco e gritaria. Sorte que se concentram próximo ao bar, que fica distante dos locais de escalada. Se vc curte sossego, acampe no capão acima do bar, o Seu Lourenço, dono do local, pode indicar onde é.

E se ver algum babaca fazendo besteira (jogando lixo, riscando a rocha, etc) tome uma atitude por gentileza. Não vamos deixar passar em branco atitudes mesquinhas e inconscientes. Agindo assim, você estará ajudando o GECP, e principalmente a Mãe Natureza...

Como chegar

O Salto São Jorge, também conhecido como Cachoeira de Santa Bárbara, situa-se no curso inferior da bacia do Rio São Jorge, latitude 25º02”00 e longitude 50º03’26”. Dista cerca de 18 km para nordeste do centro urbano de Ponta Grossa. O acesso pode ser realizado através do centro urbano, pela Av. Carlos Cavalcanti, tomando a esquerda na rotatória da UEPG campus, em direção a Vila San Martin, são cerca de 10 km de estrada de chão em boas condições.Se vier da BR 376, sentido Curitiba- PG, pode tomar a Rodovia do Talco (estrada de terra) que fica próximo a empresa Cargil, sentido Recanto Botuquara. Ao chegar no asfalto, vire a esquerda até a rotatória do Campus UEPG, virando a direita mais 3km, direita novamente passando por uma ponte seguindo pela estrada de chão, siga até avistar a placa



Abaixo a relação de vias e graduações (no Guia disponibilizaremos sua localização e croquis)


Nome Grau

Lago Ness

Junk 7ºc

Por Via das Dúvidas 7ºc

Style 7ºb

Doces Delírios 8ºa

Punk 7ºa

Primordius

Domingo no Parque 7ºc

Paleolítico Superior 7ºb

Legalize 9ºa

Voyage 8ºa

Velho Vagabundo

Perdidos na Noite 6ºb

Fissura da Jararaca 7ºa

Porta Retrato 7ºb

Castilha sem Mancha 7ºa

Pega Formiga 7ºc/ 8º

Boulder da Trilha 6º C

Dali pra Cima 7ºa

Love of my live 5º A1 E2

Los Ticos Malucos A2+

Atalho pro Inferno 5º+A2 E3

Pelos Caracóis dos meus Cabelus A1/ 8º

Hemp Dusty

Valéria 7ª/A1

Diabo de croque chupando manga

Jornada nas Estrelas 7ºb/ 8ªa/E3

Terra do Nunca A2

No ponto 7ºb

Na pressão 9ºb

Zé do Caixão 7ªb

Malaquias 9ºa

Mulher de Malandro 7ºc/8º

Sr.Wilson 9ºa

Invasores 7ºc

Sambiquira 7ºc

Avalanche A1

Segue reto 7ºb

Glubglub

2 comentários:

  1. ... Porque eu ando com jorge
    Quem me guarda é jorge
    Salve jorge, jorge é do bem...

    ResponderExcluir
  2. São Jorge, local de riqueza cênica, esportiva,
    recanto das rochas, cantinho das grutas,
    São Jorge, bela paisagem de Ponta Grossa!!!
    Conserve este lugar!!!
    Saudações a todos do GECP

    Henrique Pontes(GUPE)

    ResponderExcluir