quarta-feira, 9 de março de 2011

Chapada Diamantina - Parte 3




Vale do Capão - Morro do Pai Inácio - Cachoeira da Fumaça - Vale do Paty



Mais um dia de escalada em Lençois e no sábado tomamos outro rumo - Vale do Capão - no caminho subimos o Morro do Pai Inácio, bonito, mas que não nos chamou tanto a atenção. Uma torre ao lado do atrativo turístico descaracteriza a beleza natural do morro. Mesmo assim, foi bacana.


Morro Pai Inácio


Vista lá de cima


flores


Também no caminho fizemos a trilha da Cachoeira da Fumaça - uma cachu de 380m de altura. A trilha é fácil, primeiro trecho ingreme, depois só chapadão. Rola fazer sozinho sem probelmas. Como é época seca na Bahia, a cachoeira não tem muita água, assim, a cachoeira não toca o chão virando "fumaça". Lindo visual!


Fizemos em 1hr


trilha

380 mestros de maravilha


vixi! virou fumaça!


um dia eu vou voar...


Tudo vale a pena, se a alma não é pequena...


Chegamos ao Vale do Capão, um lugarejo "muito loco", que abriga várias comunidades alternativas (que não tivemos a oportunidade de conhecer). Estava rolando um Festival de Jazz com Ivan Lins, Nana Vasconcellos e outros. O festival era na praça principal, gratuito o que reuniu muita galera. Rolou a maior curtição, claro!




No outro dia fomos em busca de informações para fazer a 3ª trilha mais bonita do mundo : Vale do Capão - Vale do Paty. Apesar dos locais tentarem te obrigar a contratar guias (R$ 700,00/pessoa) e dizerem que leva no mínimo 4 dias para fazê-la, resolvemos confiar em nossa experiência, nosso mapa imprimido da internet, e um GPS maluco, nos jogamos trilha afora rumo ao Vale do Paty. No outro dia de manhãzinha, deixamos o carro no Bomba, atravessamos o rio e pegamos a trilha, que apresenta um trecho inicial íngreme e depois só chapadão. Trilha batida, tranquila... e o visual ...uau! Simplesmente bela!


Apesar de pegar-mos uma trilha alternativa (trilha das mulas) com muita lama, chegamos a Ruinha, e logo depois a Prefeitura (nosso objetivo), estes são vilarejos dentro do Vale. Foram 9:20hrs de caminhada e 25km. Passamos a noite na Prefeitura, que é na verdade uma casa para hospedar os caminhantes. Cobra-se uma taxa de R$ 10,00 com direito a banho frio e visual deslumbrante para o morro das Torres, e a Parede Branca. A noite até rolou uma fogueira. Delicioso!

Acordou uma manhã chuvosa e preguisoça. Perto de meio dia, resolvemos tomar caminho de volta, agora pela trilha tradicional..rs... Saimos da Prefeitura meio dia e depois do "quebra-bunda" estavamos no mirante mais lindo que já vi. O sol colaborou para deixar a paisagem ainda mais incrível. No retorno a noite nos pegou, o que foi outra poesia, pois a lua cheia iluminava a trilha branca envolta aos paredoes do Vale. Energia a flor da pele! e também muito cansaço. Chegamos antes das 22:00 no Bomba, e fomos para o camping dormir.



No começo da trilha


Metade do caminho


Ruinha



Descendo pra Prefeitura


Chegamos! esta é a Prefeitura

este vale já foi um importante produtor de café da região



Uma noite especial


A vista lá de cima vale o empenho da subida sim!


saber viver é saber como viver...

Muito Obrigada amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário