Neste último sábado (14/08), integrantes do GECP realizaram um Mutirão para corte de pinus e manutenção das trilhas no Salto São Jorge.
A área do Salto São Jorge é propriedade particular, e aberta para visitação desde 1991. O fluxo de turistas pelas trilhas é intenso, atingindo nos finais de semana de verão mais de 1.000 pessoas por dia. Como as trilhas não possuem uma infra-estrutura adequada, começaram a apresentar vários trechos com erosão. A situação se agravou após o início de plantio, em 2001, e piorou muito quando motoqueiros começaram a circular pelas trilhas. E então, o GECP que sempre fez manutenção nestas trilhas desanimou, pois o tráfego de motos destruía qualquer trabalho.
O Pinus também é um grande problema nos Campos Gerais. Trata-se de uma espécie exótica que apresenta facilidade e rapidez de disseminação. A forma mais viável de eliminar é cortar ou anelar. No São Jorge, desde que uma área vizinha começou o cultivo de Pinus, a invasão nos campos e em meio á mata aumentou consideravelmente. O Pinus destrói as plantas ao seu redor, predominando na paisagem. É necessário conter seu avanço!
Foi um ótimo trabalho, mas somente o início...
Valeu Pessoal!
Somos responsáveis pelos locais que nos dão o prazer de escalar. Devemos preservar, conservar e lutar pela atividade sustentável nestes lugares.
“...somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário