sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Entrando no Buraco do Padre...


De nome curioso e com uma beleza singular, o Buraco do Padre é uma furna situada no cruzamento de falhas e fraturas de direções NW-SE e NE-SW em arenitos da Formação Furnas (Devoniano da Bacia do Paraná).


Destaca-se por possibilitar adentrar facilmente a pé o seu interior, através do leito subterrâneo do Rio Quebra-Perna, o qual despenca dentro da furna numa cachoeira de aproximadamente 30 m de altura, formando na base um lago raso com banco de areia.


Para quem não sabe, as furnas são feições de erosão subterrânea seguidas de abatimento do teto rochoso (Maack, 1946 e 1956; Soares, 1989), o qual atinge a superfície do terreno, formando grandes buracos, com até cerca de 110 m de profundidade e 500 m de diâmetro. São típicas dos arenitos da Formação Furnas, Devoniano da Bacia do Paraná, sendo as mais conhecidas as furnas do Parque Estadual de Vila Velha, entre elas a Lagoa Dourada, uma furna assoreada (Melo, 2002).


Nas proximidades da furna principal observam-se ainda outra furna menor, túneis, fendas (como a Fenda da Freira) e escarpas associados às falhas e fraturas, que podem ser exploradas, pelos mais corajosos, através de trilhas.




Ademais, as singulares feições de relevo da região formam micro-ecossistemas com muitas espécies endêmicas, ainda por ser devidamente estudadas. Plantas rupestres proliferam nas paredes da furna, túneis e fendas, enquanto andorinhões nidificam nas irregularidades da rocha, e um estranho crustáceo de água doce, semelhante a um lagostim (Aegla castro Schmitt), vive no fundo arenoso do pequeno lago e leito do rio no interior da furna.

Foto: Átila Santana

Nas áreas de entorno é possível observar três ecossistemas diferentes (campos limpos, mata de araucária e relictos de cerrado), bem como sítios arqueológicos com pinturas rupestres e outras feições de relevo típicas da região (escarpas, fendas, relevo ruiniforme e outras furnas).

(Texto original: Furna do Buraco do Padre, Forma
ção Furnas, PRMelo, M.S.; Lopes, M.C.; Boska, M.A.Disponível em: http://vsites.unb.br/ig/sigep/sitio110/sitio110.pdf


Por todos estes atributos geográficos de relevante importância, a ESCALADA nas paredes rochosas foi limitada, em prol da conservação, mas há 11 vias catalogadas, e de ótima qualidade. O setor principal é o Favo, com vias que variam de 5º como a Mulheres, uma via para iniciantes, que apesar de ser fácil, tem um visual muito bacana; a 9ºb como a Favo, um super teto que desafia os mais fortes.



Via Favo

E a parede laranja, vista já da estrada de acesso ao Buraco, dispõe de lindas vias técnicas, como a Coluna do Tempo e a Hallowen, para quem gosta de fritar os dedinhos.


Coluna do Tempo (em dois tempos 1995 e 2010)

Fora deste bloco ainda tem outras vias, como a Robozinho (impossível não identificar) e a Jardins Suspensos da Babilônia.



Via Robozinho (foto: Leandro Forbeck)

E bem próximo ao Buraco, porém outra propriedade particular, há o recente Setor Macarrão, que tem sido muito visitado nos últimos tempos, e é matéria do Informativo Mountain Voices deste mês, onde Willian Lacerda, um d
os conquistadores das vias, conta a história deste setor
.

PG na Mountain Voices

O Setor Macarrão possui atualmente 37 vias, distribuídas em duas paredes principais, o setor 1 ou da frente, e 2 ou do fundo.

No setor 1 há vias com boas agarras, negativas e atléticas, com graduação que vai de 6ºc a 8ºa, este denominado Até o diabo sua, derrete eu diria...

Até o diabo sua

Afinando o juda

Já no setor 2 as vias são mais altas, tendo a mais longa cerca de 28 m, com variação de agarras boas e regletes, levemente negativa, com tetos, variando de 7ºa a 10ºb. Não deixe de escalar a Burlando a Lei (8ºc), regletera danada; a Cata Pinhão (7ºb) longa e linda, e As lacas também voam (7ºa), deliciosa de escalar.

Burlando a Lei

Ritmo Terminal

E o melhor de tudo é que a base destes setores são perfeitas, sempre à sombra.


O Buraco do Padre e o Setor Macarrão também estão incluídos no Guia de Escalada de Ponta Grossa, que logo, logo estará a venda.


Como são propriedades particulares, pedimos a colaboração quanto a limpeza do local, e isto inclui o papel higiênico também; o barulho na base das vias; evitar acampar, mas quando necessário tome cuidado para não abrir clareiras; não faça fogueiras; e estacione no local adequado, isto é, no final da estradinha.

A escalada nestes locais depende muito da suas atitudes!

Você já deve ter se perguntado por que o nome Buraco do Padre né? Conta a lenda que os jesuítas utilizavam o interior da furna para rezar...e quando foram expulsos do local enterraram um tesouro embaixo da queda d’água. Quem se arrisca?


Localização e acesso


A furna do Buraco do Padre situa-se cerca de 24 km a leste-sudeste do centro de Ponta Grossa,próximo às coordenadas geográficas 24°34' S e 50°14' W. O acesso ao local a partir de Ponta Grossa é feito inicialmente pela rodovia PR-513 (cerca de 18 km), em direção ao Campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e em seguida por uma estrada vicinal sem revestimento (cerca de 6 km). Quem vem no sentido Curitiba – PG pode tomar a Rodovia do Talco, já explicada no acesso ao São Jorge, porém ao chegar ao asfalto vire à direita. Há uma pequena placa a direita indicando o caminho para o Buraco do Padre. Depois da ponte de madeira, vire a esquerda para ir ao Buraco, e siga reto, após a cerca, para ir ao Macarrão.




3 comentários:

  1. cada vez mais bonito e com mais informações este blog! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Olá, alguém poderia me informar aonde se pode praticar escalada indoor em Ponta Grossa?

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris,
    indoor tem na Loja Solo, que fica na DrColares e no Clube Homens do Trabalho.

    ResponderExcluir